Animais e Idosos
Os benefícios de ter um animal de estimação na velhice!
Especialistas indicam que os animais podem ajudar a diminuir a solidão, a reduzir o stress e a motivar a prática de exercícios ou brincadeiras! Eles não trazem benefícios sómente ao corpo, mas ao espírito também.
Os idosos precisam de segurança, afeto e contato sensorial, o que pode ser perfeitamente atendido quando se segura, se acaricia ou se alimenta um animal de estimação.
A partir de sua companhia e afeto incondicional, eles podem ser uma ótima fonte de conforto e segurança para as pessoas idosas.
No conselho da Guarda, aproveito para destacar a Residência Sénior Dona Ana na freguesia de Santana d'Azinha que aderiu a este conceito. Este é o "Luisinho" foi adopatdo e vive em permanência na residência, junto aos séniores que lá vivem!
Confira você também os 5 benefícios da convivência dos animais com os idosos
1. Aumentam a interacção socialOs cães precisam de passeios diários. Sendo assim, nessas caminhadas em parques ou pela vizinhança é possível interagir com outras pessoas, conhecer novos lugares e estimular a comunicação.
Mas também, muitas pessoas gostam de contar histórias sobre os seus animais, então, eles acabam por servir de ponto de partida num diálogo com amigos, visitas ou familiares;
2. Possuem um efeito calmante
No decorrer das brincadeiras com um animal, as taxas de serotonina – neurotransmissor que actua regulando o bom humor, sono, apetite e alivio da dor – são elevadas.
Por consequente, diminuem os níveis de ansiedade, proporcionando sensação de conforto, calmaria e melhoria da disposição no idoso;
3. Proporcionam significado e propósito
Pessoas com Alzheimer ou outros tipos de perda de memória têm as mesmas necessidades que todos os outros seres humanos. Muitos deles sentem-se muito satisfeitos em interagir com os animais, cuidar deles e alimentá-los. Isso dá-lhes um novo senso de identidade e propósito.
4. Eles fazem com que o ambiente fique mais caseiro
Especialmente em casas de repouso para idosos, os animais têm o poder de proporcionar uma atmosfera caseira ao ambiente. Sendo assim, mesmo que um idoso não tenha condições de criar um animal, o simples facto de poder conviver diariamente com um traz memórias reconfortantes de casa aos idosos;
5. Aumento da expectativa de vida
A ciência já comprovou que quem convive com animais é mais feliz, saudável e vive mais. Pesquisas realizadas em pacientes que receberam alta de uma unidade coronariana apontaram que quem possuía animais em suas residências vivia mais. Isto porque a convivência com os bichos aumentava a sensação de bem estar e, por consequência, elevava a expectativa de vida.
Como já devem ter reparado, todos estes benefícios são benèficos para qualquer idade, de que está à espera para adoptar um animal? :)
Sem comentários:
Enviar um comentário